projeto agrofloresta
Introdução:
Este projeto desperta o desafio de conservar os recursos naturais de um dos Biomas mais importantes e ameaçados da Terra: a Floresta Atlântica e com diversas práticas, gerar uma renda adicional para as famílias do campo. Uma tarefa paradigmática, pois a agricultura situa-se entre as ações humanas que mais vitimam a natureza, a partir de uma produção com base no uso intensivo de recursos naturais não renováveis, que ainda gera um impacto ambiental negativo para as futuras gerações. Neste sentido a agrofloresta tem se consolidado como um caminho de harmonização entre a agricultura e a natureza, gerando renda, e ao mesmo tempo, resgatando práticas tradicionais como o manejo sustentável da biodiversidade, os mutirões, as coletas de sementes, a diversidade alimentar, entre outras.
Justificativa:
A reflexão sobre o ambiente que nos cerca e o repensar da responsabilidade e atitudes de cada um de nós, gera processos educativos ricos e contextualizados a todos envolvidos na área rural. Neste contexto a escola, sendo uma importante referência para a comunidade, tem se preocupado com a alimentação inadequada de seus alunos e a falta de árvores frutíferas no local, promovendo ações para resgatar e difundir a qualidade de vida, bem estar, saúde e respeito ao meio ambiente.
Objetivo geral:
O objetivo do projeto é promover a educação das crianças e comunidade, utilizando o pomar como ferramenta e eixo gerador da prática pedagógica na abordagem de temas sobre a alimentação nutritiva, saudável e ambientalmente sustentável.
Atividade:
Derrubada das árvores de acácia negra localizada no terreno da escola, ao lado do campo de futebol de areia. Em seguida plantio de mudas de árvores frutíferas como laranjeira, bergamoteira, jabuticabeira, pitangueira, etc.
Material:
Espaço físico para desenvolver o pomar;
Máquinas e implementos agrícolas (trator, enxada, facão...), botas, esterco e mudas;
Apoio