RELATÓRIO DE ESTÁGIO
O projeto “Águas do Cerrado”, patrocinado pela PETROBRAS, através do Programa Petrobras Ambiental e desenvolvido pelas Associações dos Assentados Novo Oriente (município de Nova Glória) e Nova Aurora (município de Santa Isabel), onde meu estágio foi realizado. Este projeto tem como objetivo a preservação das nascentes, córregos e rios nos assentamentos e contribuir com o desenvolvimento de uma agricultura mais sustentável, através da implantação de agroflorestas. Todo este trabalho vem sendo realizado em parceria com os assentados, onde todos tem um novo conceito sobre a importância de se preservar a natureza.
A agricultura familiar no Brasil exerce um importante papel como principal fonte de abastecimento de alimentos do mercado interno. Apesar de representar uma significativa parcela na produção nacional, os agricultores familiares ainda carecem de sistemas de produção apropriados e sua capacidade de investimentos, ao tamanho de suas propriedades rurais e ao tipo de mão-de-obra empregada (ARMANDO, 2002). E os sistemas agroflorestais estão sendo usados cada vez mais pelas familias para uma maior geração de renda e obtenção de alimentos saudaveis.
Segundo GALVÃO (2004), “o sistema agroflorestal (saf's) é um sistema de manejo sustentado da terra que aumenta o seu rendimento, combinando a produção de plantas florestais com cultivos agrícolas e/ou animais, simultânea ou consecutivamente, deliberada na mesma unidade de terreno, envolvendo práticas de manejo e consonância com a população local”.
Dentro dos SAF's plantam-se leguminosas, cereais, raízes e árvores em sistemas de consórcio, rotação de culturas e adubação verde ( feijão guandu e feijão de porco), o que propícia a recuperação da fertilidade dos solos e o controle de ervas invasoras (LEGAN, 2007). Adubos verdes são plantas utilizadas para a melhoria das condições físicas, químicas e biológicas do solo. Há espécies como leguminosas que se associam a bactérias fixadoras de nitrogênio