Projeto Adolescere
Oficinas de Capacitação para a elaboração de
Programas de Promoção da Saúde e Qualidade de Vida nas Instituições
Organizador: Assistente Social Viviane Gonçalves
Maio/2011
JUSTIFICATIVA
Adolescere é um verbo latino que significa “crescer até a maturidade”, o que pressupõe condições dignas de vida, ou seja, vida saudável.
A definição adotada pela Organização Mundial de Saúde em 1948 declara que saúde é o "estado de completo bem estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças", (IN MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO, 1987).
Minayo (1992) acrescenta que saúde é o resultante das condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso aos serviços de saúde.
Assim sendo, promover a saúde é de suma importância para a melhoria da qualidade de vida, que pode ser considerada como um somatório dos fatores que interferem na vida do indivíduo, em suas múltiplas dimensões – física, mental, social.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (Ministério da Educação, 1998), saúde é um tema transversal, que deveria ser trabalhado, dentro das possibilidades, por todas as disciplinas curriculares de uma escola regular, não necessitando de formação especializada, devido ao tema estar presente no cotidiano das pessoas.
Assim como as escolas, as instituições voltadas para o atendimento de crianças e adolescentes também se deparam com a responsabilidade social de posicionarem-se de forma comprometida com a promoção da saúde e qualidade de vida de seus usuários, desempenhando uma função mais integradora, buscando assimilar o cotidiano das crianças e jovens, trabalhando de forma interdisciplinar questões importantes para o seu desenvolvimento e que deem respostas mais eficazes às demandas que se apresentam.
OBJETIVO GERAL
Instrumentalizar instituições a construírem e manterem um programa de