Metodos contraceptivos
O termo adolescente tem origem do latim adolescere, que significa crescer, brotar, fazer-se grande. Já a terminologia adultus também do latim, deu origem à palavra adulto. Em português, as respectivas palavras: adolescente e adulto seriam equivalentes a “crescente” e “crescido”. Embora se considere a fase da adolescência uma construção sociológica, a palavra adolescente é cerca de cem anos mais antiga do que a palavra adulto (HENDRICKSON, 2008).
É notório saber que os limites cronológicos da adolescência são definidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) entre 10 e 19 anos e pela Organização das Nações Unidas (ONU) entre 15 e 24 anos. Usa-se também o termo jovem adulto para englobar a faixa etária de 20 a 24 anos de idade. Nas normas e políticas de saúde do Ministério de Saúde do Brasil, os limites da faixa etária de interesse são as idades de 10 a 24 anos (BRASIL, 2004).
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei 8.069, de 1990, no Brasil conceitua adolescência como a faixa etária de 12 a 18 anos de idade, e, em casos excepcionais e quando disposto na lei, o estatuto é aplicável até os 21 anos de idade (BRASIL, 1990).
Wong (2011) define adolescência como um período de transição entre a infância e a vida adulta, período de rápida maturação física, cognitiva, social e emocional, quando o menino se prepara para ser homem e a menina se prepara para ser mulher. Início e estabilidade do processo maturacional, hormonal e de crescimento que acontece quando os órgãos reprodutores começam a funcionar e os caracteres sexuais secundários se desenvolvem definido como puberdade.
Complementando, Gurgel et al. (2008) afirma que adolescência é uma fase de transformação profunda no corpo, na mente e na forma de relacionamento social do indivíduo. Uma etapa da vida em que ocorre a maturação sexual, o choque dos conflitos familiares e a formação e civilidade de atitudes, valores e comportamentos que determinarão sua vida, na qual se