trabalho de geografia
A Geografia é a ciência que estuda o conjunto de fenômenos naturais e humanos que constituem aspetos da superfície da Terra, considerada na sua distribuição e relações recíprocas. A Geografia estuda a superfície terrestre. A origem etimológica do termo é derivada dos radicais gregos geo = "Terra" + graphein = "escrever".
Descreve as paisagens que resultaram da relação entre o homem e a natureza. Desde a mais alta antiguidade o homem se preocupava com o conhecimento do espaço em que vivia. Às vezes esse conhecimento era uma resposta desejada pela curiosidade. Outras vezes tais conhecimentos tinham objetivos econômicos ou políticos.
O modo como é tratado sistematicamente o conhecimento da Terra é o objetivo específico da Geografia. A Geografia é uma disciplina que nasceu na própria origem humana. Mas só se tornou uma ciência somente depois que a civilização grega floresceu.
Neste intuito, o livro Geografia e didática vem nos apresentar o ensino de geografia de maneira simples e sem temos acadêmicos, para que o professor possa aproveita-lo ao máximo em sala de aula.
Nos três primeiros capítulos, ele nos fala da importância de uma aprendizagem que leve o aluno a um conteúdo cheio de desafios e estímulos ao cérebro. Para que as informações vençam os filtros naturais e possam transformar-se em aprendizagem.
1. UMA CRÔNICA PARA SE PENSAR O ENSINO DA GEOGRAFIA
Ramiro professor de geografia, ao observar um morro não o vê da mesma forma que as demais pessoas.
Observa que surgiu dos tremores de terra de muitos anos antes, e que este mesmo morro era bem mais alto quando surgiu, pois depois de vários anos de chuva ele certamente diminuiu. Através dos olhos do geografo ele observa a vegetação, define a floresta tropical, e as variações de clima. Faz a localização do morro e demais espaço. O professor sabe que ali vivem milhões de vidas, animais e vegetais em simbiose numa luta constante de vida de um e morte para outro.