projeto aba tcc dança
Tema
Dança na Escola.
Contextualização (revisão bibliográfica)
Origem e Evolução da dança
A dança é tão remota como a própria vida humana, uma vez que teve origem nos tempos pré-históricos (Batalha, 1983; Fahlbusch 1990; Nanni 1995; Ossona 1988).
A dança nasceu no momento em que o homem primitivo soube relacionar a sua própria linguagem gestual com o ritmo e a progressão rítmica de sons (musica), tendo sido designado por dança-ritmo. Mais tarde, por imitação, o homem primitivo procurou reproduzir como o seu corpo os ritmos da Natureza e os movimentos dos animais ( Batalha, 1983).
Fahalbusch ( 1990) partilha da mesma opinião, quando refere que a dança nasceu com as primeiras manifestações da comunhão mística do Homem com a Natureza, como uma expressão dinâmica das emoções primitivas do ‘’homo-sapiens’’. Além disso, afirma que homem primitivo dançava pra agradar aos deuses, visto que dança era utilizada nos rituais tribais, especialmente nos rituais sagrados, que marcava os seguintes acontecimentos: nascimento, casamento, morte, caça, guerras, iniciação dos adolescentes, doenças, colheitas, festa do sol e da fertilidade, etc. todos esses rituais sempre com o mesmo fim: vida, saúde, a fertilidade e a força.
Ossana (1988, refere rituais da puberdade, como sendo um dos exemplos que melhor demostrar a origem da dança: jovem dançava sem descanso, durantes numerosos dias e nos consecutivas, para que sua força esse poder o acompanhassem durante a juventude e a maturidade, transformando-o num bom guerreiro, caçador, agricultor, e progenitor. Refere ainda que o movimento da dança, antes de ascender a um palco para se transformar em Dança artística teatral, foi o primeiro considerada como um transbordo emotivo, uma manifestação desordenada de afetos, medos e iras, uma apaixonada atração pelo ritmo, sem outras organização além da imposta pela própria estrutura do corpo.
É nesta primeira forma, enquanto dança ainda era uma manifestação de caráter