Prointer
ETAPA 2 - RELATÓRIO FINAL
1. INTRODUÇÃO
2. VENCENDO A BUROCRACIA
3. CONCORRÊNCIA DESLEAL
4. DEFININDO PRIORIDADES
5. POLÍTICA DE GESTÃO
6. ESTRATÉGIA DE MARKETING
7. CONCLUSÃO
8. BIBLIOGRAFIA
1. Introdução
Depois de efetuarmos uma exaustiva pesquisa de mercado com o objetivo de se abrir um novo empreendimento, elaboramos um Plano de Negócios para abrir uma empresa de Serviços de Informática e Assistência Técnica, conhecida como ‘Pluginformática’.
Porém, logo percebemos um grande obstáculo à concretização dos nossos planos, devido à existência de forte concorrência em serviços de informática, formada em sua maioria por empresas que trabalham de forma irregular e desleal.
Diante desse quadro, nos reunimos com o objetivo de apresentar soluções ao problema apresentado. Decidimos escolher esse tema porque acreditamos que a concorrência desleal e predatória é o mesmo problema enfrentado no mercado por empresas iniciantes, tanto nesse como também em outros ramos de atividade.
O resultado desse trabalho encontra-se nesse ensaio acadêmico, onde analisamos nossa situação-problema e apresentamos possíveis soluções para as mesmas, através de argumentos, fatos, razões, exemplos e outros detalhes de apoio, com os quais desenvolvemos cada ponto principal.
Mortalidade de empresas no Brasil - fonte IBGE
2. Vencendo a burocracia
Ser empreendedor no mercado nacional não é uma tarefa fácil, embora no passado tenha sido mais difícil. Dornelas (2005) nos lembra disso, ao falar que: “O movimento do empreendedorismo no Brasil começou a tomar forma na década de 1990, quando entidades como SEBRAE (Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Softex (Sociedade Brasileira para Exportação de Software) foram criadas.”
Apesar de todos os avanços dos últimos anos, abrir uma empresa no Brasil ainda é trabalhoso. Desde que se defini o tipo de prestação de serviço, fornecimento de material e ou