Prointer Parcial
Segundo os autores Janes Fidélis Tomelin e Noberto Siegel, "ao longo da história da humanidade, a ética foi entendida como parte integrante do pensamento filosófico. Que por sua vez, ficou conhecido como filosofia moral. Os filósofos, cada um em sua época, procuraram estabelecer princípios e pressupostos de compreensão da ética e da moral".
Ou seja, a ética é parte significativa em todas as relações entre pessoas, seja na sociedade ou nas profissões. É através da ética que se define que tipo de pessoas nós somos e também que tipo de organização é aquela empresa.
A doação de princípios éticos e comportamentais é traduzida também pelo nosso respeito pelas diferenças individuais e preocupações crescentes com a responsabilidade social. Onde se é inserido as questões de segurança, meio ambiente e saúde no cotidiano de uma gestão empresarial. Que refletem as relações com seus empregados e para com a sociedade.
Os princípios éticos também estão principalmente ligados a padrões de valores que cada indivíduo possui. No entanto, sabemos que dentro de uma organização, que por sua vez é formada por pessoas diferente, os valores individuais que um colaborador possui nem sempre será compatível com os valores dos demais expressos dentro dos princípios éticos.
A partir desses princípios diferentes surgem alguns problemas como:
Assédio moral ou sexual;
Fofocas;
Intrigas;
Desvios financeiros;
Pessoas que não aceitam opiniões dos demais e acham que sabem tudo;
O famoso “puxador de tapete”, que passa por cima de tudo e pior, de todos para chegar onde deseja ou por simplesmente ter o prazer de “derrubar” o colega no qual vem se destacando devidos os seus méritos, esforços, sua ética, profissionalismo.
Infelizmente entre os relacionamentos no ambiente de trabalho, algumas pessoas não sabem explicar o que é certo e errado.
Orientações do PROCON sobre clínicas de Estética
“O que deve ser observado antes de contratar serviços prestados por clínicas de