Prointer BI
Business Intelligence designa o conjunto alargado de aplicações e tecnologias de forma a pesquisar, armazenar, analisar e permitir acesso a dados e informação para apoiar os responsáveis das organizações a tomar melhores decisões e a monitorizar o desempenho da sua organização de uma forma eficiente. Dentro das áreas de Business Intelligence com vasto potencial de aplicação destacam-se: planejamento e controle orçamental, monitorização estratégica, exploração de informação analítica, segmentação de clientes, desempenho de processos e soluções de prevenção e combate à fraude.
BI = Business Intelligence, refere-se ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios.
Data WareHouse
Data WareHouse ( utilizado para armazenar informações relativas às atividades de uma organização em bancos de dados), de forma consolidada onde é injetada a informação da camada inferior, as configurações de segurança de acesso à informação e a construção de estruturas e entidades associadas ao negócio. Esta camada foca-se em 3 vertentes
Reporting: disponibiliza mapas e relatórios pré-definidos ou baseados em queries ad-hoc efetuadas pelos utilizadores;
Dashboards: disponibiliza painéis de bordo/navegação eScorecards com indicadores de desempenho (KPIs) e alertas de monitorização;
(Canais de) Apresentação camada ao nível do utilizador, que tem à sua disposição, através de vários canais como portais, sítios institucionais, e-mail, telemóvel, ferramentas Office, informação que necessita para apoio à decisão e monitorização de desempenho organizacional. Na camada de apresentação podem ser criados canais para entidades externas, clientes, parceiros e fornecedores, geralmente através de portais, disponibilizando informação relevante para uma melhor colaboração entre as partes.
Tier derivado do