TRABALHO ECONOMIA versao grupo
Economia
Professor: Daniel Holfing
Tema: Política Industrial Alemã
Grupo: Daniel Fruet – 201210151 Leandro Sotello – 201210225 Matheus Pontara – 201210257 Pedro Moahllen – 201210272 Thomas Coube – 201210292 As políticas industriais é um conjunto coordenado de ações e instrumentos utilizados pelos países, envolvendo setor público e o setor privado, com o objetivo de fomentar o setor industrial aumentando sua competitividade e aumentar as taxas de crescimento econômico. Podem ser interpretadas como um empenho governamental em fomentar setores classificados como importantes para o crescimento econômico dos países. Ao escolher proteger e estimular esses determinados setores, em detrimento de outros, os governos estão direcionando suas ações em busca de uma estratégia de desenvolvimento.
Política industrial também pode ser entendida como uma ponte entre o presente e o futuro, ou seja, entre as estruturas que já existem e aquelas que estão em processo de construção e desenvolvimento, sendo que os desafios da política devem ser de longo prazo, não se limitando apenas a um governo, voltados a promover mudanças na estrutura produtiva e a aumentar a competitividade e a renda. Em geral, o objetivo e a finalidade da política industrial é fortalecer a indústria no novo ciclo de desenvolvimento econômico, estimular aumentos de produtividade e da competitividade, impulsionando o uso mais eficaz dos recursos naturais, promover inovação e modernização gerando uma difusão de tecnologias (P&D), aumentar também a inserção das indústrias no mercado externo, incentivando a substituição competitiva de importações, e também, garantir emprego e renda aos trabalhadores da indústria, reduzindo as desigualdades regionais e de renda.
Por mais criticadas que sejam por vários teóricos da economia e pelos governantes de países desenvolvidos, as políticas industriais foram utilizadas por várias nações, em diferentes