progrma
O homem vem da natureza e é natural, o homem na natureza vive em função de sua sobrevivência e isto o impede de ser livre porque ele o tempo todo se preocupa com esta sobrevivência.
A partir do momento que o homem começa a se sentir preso a natureza ele cria a cultura para dominar a natureza e controlar a sua intenção.
Frequentemente não notamos a origem cultural dos valores éticos, do senso moral e da consciência moral, porque somos educados (cultivados) para eles e neles como se fossem naturais ou fáticos, existentes em si e por si mesmo. 2. Considerando-se os dois sentidos da palavra ethos, quando nasce a filosofia moral ou a disciplina filosófica denominada ética? Em que se distinguem a ética e a moral?
3. Em que consiste o caráter histórico-social da moral?
Isso significa que a moral não está baseada em valores absolutos, mas sim em valores que podem se modificar através do tempo em uma mesma sociedade, ou seja, o que era considerado bom pela sociedade pode passar a ser considerado mal ou vice-versa.
4. Explique o que é senso moral, a consciência moral, os juízos de fato e os juízos de valor. Dê um exemplo de manifestação do senso moral e outra de consciência moral; de juízo de fato e juízo de valor?
Senso moral: É a maneira como avaliamos nossa situação e a nossos semelhantes segundo ideias como as justiças e injustiças; é avaliação do nosso comportamento segundo ideias como as de certo e errado.
.Exemplo: Digamos que você não goste de homossexuais ao você ver dois homossexuais se beijando você terá sua moral ferida.
Consciência moral, assim como o Estado natural, seria o consciente de cada um que formamos devido a influencias da sociedade que estamos sujeitos. Cada um possui sua consciência moral já formada que se pode alterar com o decorrer do tempo, caso sofra influencia da sociedade em que vivemos. Exemplo: Alguém lhe chama para roubar ou