PIM 3 semestre
1-Muitas são as características especiais que fazem parte da personalidade do empreendedor. Na lista abaixo dessas características, só não faz parte:
Escolher uma resposta.
a. Iniciativa para criar/inovar
b. Desânimo e falta de iniciativa
c. Utiliza os recursos disponíveis de forma criativa transformando o ambiente social e econômico onde vive
d. Paixão pelo que faz
e. Aceita assumir os riscos e a possibilidade de fracassar
Question 2
Notas: 2
Segundo Dornelas (2008) é preciso pensar se uma ideia pode virar uma oportunidade, se ela pode transformar o ambiente de negócios da empresa. Para entender isso e avaliar uma ideia, o empreendedor precisa responder a algumas perguntas iniciais. Caso essas perguntas básicas iniciais com dados concretos não sejam respondidas, trata-se apenas de uma ideia, e não de uma oportunidade de negócio. Se ao contrário, o empreendedor consegue dar respostas concretas a esses questionamentos iniciais, ele está diante de uma oportunidade e deve analisá-la melhor. Não faz parte dessa lista de perguntas apenas a que está contida na letra:
Escolher uma resposta.
a. Qual o tamanho atual do mercado em reais e em número de clientes?
b. Quem atende a esses clientes atualmente, ou seja, quem são os concorrentes?
c. Qual será o lucro inicial desse negócio?
d. O mercado está em crescimento, estável ou estagnado?
e. Quais são os clientes que comprarão estes produtos ou serviços?
Question 3
Notas: 2
Segundo Dolabela (1999), o termo empreendedorismo é uma livre tradução da palavra entrepreneurship, utilizado para designar os estudos relativos ao empreendedor, seu perfil, suas origens, seu sistema de atividades e o seu universo de atuação. O termo designa uma área de grande abrangência, além da criação de empresas: a geração do auto-emprego, empreendedorismo comunitário, e funcional. Para Dornelas (2008), podemos definir empreendedorismo como conjunto de