Progressão aritmética
Esporte é sempre esporte, porém, nem todo esporte é olímpico. Quem decide se um esporte entra ou não em um programa olímpico é o COI.
Como regra geral, um esporte é considerado olímpico se ele é praticado por homens em, no mínimo, 75 países e quatro continentes e, no caso das mulheres, se é praticado, no mínimo em 40 países e três continentes.
Mesmo se enquadrando na regra geral, isto não significa que o esporte estará incluído no programa dos próximos Jogos Olímpicos. Para evitar um número gigantesco de esportes e, consequentemente de atletas, inviabilizando assim, a organização dos Jogos, o COI definiu que um esporte só entra se outro sair. Novamente essa decisão de quem entra ou sai é realizada pelo COI, que analisa cada modalidade.
De qualquer maneira, nenhum esporte é incluído no programa no ano de realização dos Jogos. O esporte deve ser admitido no programa, com 7 anos de antecedência dos Jogos em questão.
Esportes atualmente reconhecidos pelo Movimento Olímpico
Esportes aéreos, bandy, sinuca, boliche, bridge, xadrez, dança, golfe, caratê, corfebol, salvamento aquático, motociclismo, montanhismo/escalada, netball, esporte de orientação, pelota basca, pólo, motonáutica, raquetebol, esportes sobre patins, rugby, squash, sumô, surfe, cabo-de-guerra, esportes subaquáticos, esqui aquático, wushu.
O programa atual possui 35 esportes olímpicos (28 de verão e 7 de inverno) que totalizam cerca de 400 provas. O COI estabelece também uma hierarquia nos esportes, dividindo-os em esporte, modalidade, ou prova. Veja os exemplos:
Esporte – esporte aquático
Modalidade – natação
Prova – 50 m livre
Esporte – ginástica
Modalidade – artística
Prova – barras paralelas