Progresso
Os maus necessários sobre a natureza, devido ao progresso.
Claramente o progresso é algo desejado por todos, sempre na intenção da provável melhora de vida. Progresso é o desenvolvimento de nação, e quando se envolve progresso são utilizados todos os recursos possíveis para se dar guinadas para frente. Com progresso é esperado melhor infra-estrutura governamental, melhor distribuição da renda, crescimento populacional, diminuição da pobreza coeteris paribus. Como tudo tem seus prós e contras, o progresso não é diferente, para que o mesmo seja obtido, é necessário crescer, expandir, aumentar, e é exatamente neste momento que vem a etapa negativa, a humanidade é dependente dos bens naturais, que estão sendo escassos cada dia mais por intermédio dos avanços. O que se leva a pensar se o progresso é viável do modo que esta acontecendo. Podem ser citados vários problemas.
O crescimento industrial é um forte contribuinte a poluição atmosférica, as indústrias poluem muito mais do que carros, e os maiores emissores de poluentes são as usinas que geram energia elétrica com tecnologia nuclear ou queima de carvão e petróleo. Com o desenvolvimento vem a necessidade de expansão, aumento de produção devida demanda maior, construção de imóveis, população trocando os bens com possível melhora na renda, e a expansão leva ao desmatamento, o Brasil é o país que mais desmata no mundo, quilômetros e mais quilômetros, calculados como campos de futebol, como é visto nos veículos de comunicação.
A extração dos minérios, esta acabando com as reservas, que envolve extração de petróleo, ouro, prata, ferro, todos minerais produzido pela natureza por séculos, a produção de veículos que sempre aumenta, acaba com o ferro e petróleo que é usado com combustível e ainda polui muito o meio ambiente.
A Construção de novas estradas de rodagem destrói as belezas naturais, as montanhas, quando se existe uma no caminho, não é criada uma ponte, túnel, nada disso, é optada a destruição