Esaio
UNOESC
Ensaio
Esse trabalho tem o objetivo de refletir conceitos que foram discutidos no curso superior de Pedagogia da Primeira Fase da UNOESC (Universidade do Oeste Catarinense).
As crianças possuem características que as diferenciam uma das outras. São brancas, negras, meninas e meninos. Têm necessidades diversas como, de aprendizagem, locomotoras, etc.
Criança é um ser concreto, que hoje é dona de direitos e deveres como qualquer outro ser humano; é amparada por lei, tem sua própria legislação, mas nem sempre foi assim.
Cidadania é o uso garantido de um conjunto de direitos fundamentais, mas esses começaram a serem definidos recentemente, com a declaração dos Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas), em 1948, e Direitos da Criança em 1959. Na constituição Brasileira de 1988 e no Estatuto da Criança e do Adolescente de 1989, os direitos da criança são enumerados de forma ampla.
A criança possui vários direitos:
Direito a uma oportunidade justa. Oportunidades existem, e esta muito defasado na sociedade para que estes sejam aproveitados. Enquanto crianças existem mais direitos e menos deveres, ao mesmo tempo que se da muitos direitos à criança é preciso impor-lhe limites para construir sua educação.
Direito ao Colo e Aconchego. Colo não estraga, é amor, atenção e carinho.
Direito às vacinas. Vacina não é remédio: é preciso vacinar seu filho enquanto ainda não esta doente, para preservar sua saúde.
Direito de ser criança. O amadurecimento precoce é nocivo ao desenvolvimento das crianças.
Direito de ser feliz. A verdadeira felicidade da criança não está em manter todas as coisas sem muito significado, mas sim em ter as coisas que são preciso para viver como alimentação, saúde, educação...
Direito à liberdade. O direito à liberdade na infância, é ter o direito de ser cidadão respeitado perante à sociedade.
Direito de não ser rotulado. Quando a criança sofre bulling assume uma imagem que não é dela.