programação xp
Desenvolver sistemas com qualidade no menor tempo possivel e que atendam as necessidades dos clientes. Tudo isso mantendo ou reduzindo os custos para a criação do sistema. Alguns problemas são encontrados durante o desenvolvimento de alguns sistemas de software.
Gastos que superam o orçamento. Nem sempre tudo que foi estimado no inicio do projeto irá se realiizar da forma esperada, sempre surgindo novos pontos prioritarios que precisam ser tratados.
Consumo de tempo que supera o cronograma estabelecido. Quantos mais ajustes, mais tempo precisa ser adicionado ao cronograma como um todo. Fazendo com que a entrega do projeto seja adiada cada vez mais.
Funcionalidades que não resolvem os problemas do usuário. Isso pode acontecer por diversos motivos, desde o distanciamento do produto do cliente, falta de conhecimento previo do que se deseja, amadurecimento das ideias e novas possibilidades pensadas ou problemas internos da equipe que esta trabalhando no sistema.
Qualquer que seja a razão, todas elas implicam em retrabalho para a equipe. Este é o ponto que acaba sendo mais impactado quando um projeto vai mal. Os problemas não são percebidos quando a entrega é de um sistema de baixa qualidade, mas a longo prazo com dificuldade de manutenção o que implica em demora nas novas etregas ou criação de mais problemas.
Este ponto acaba por trazer um inpacto extemo ao projeto e seus futuros desdobramentos. Um sistema de software é uma entidade viva que precisa ser mantida por varios anos depois da entrega, por isso nada melhor do que entregar um sistema de qualidade para diminuir o numero de manutenções futuras.
Controlar estes pontos criticos gerou novos desafios para a industria de software, que passou a dar mais valor a algumas areas de informatica,