Metodologia programação extrema (xp) e scrum
Conhecer as metodologias de desenvolvimento ágil de software. Com isso você conhecerá as principais metodologias de desenvolvimento de software, que prezam pela agilidade, ampliando o conhecimento de outras técnicas e metodologias que podem ser aplicadas em um projeto.
Questão:
Pesquise sobre metodologias de desenvolvimento ágil de software, e faça um resumo com as principais características da metodologia Programação Extrema (XP) e Scrum.
Resposta:
Programação extrema (do inglês eXtreme Programming), ou simplesmente XP, é uma metodologia ágil para equipes pequenas e médias e que irão desenvolver software com requisitos vagos e em constante mudança. Para isso, adota a estratégia de constante acompanhamento e realização de vários pequenos ajustes durante o desenvolvimento de software.
Os cinco valores fundamentais da metodologia XP são: comunicação, simplicidade, feedback, coragem e respeito. A partir desses valores, possui como princípios básicos: feedback rápido, presumir simplicidade, mudanças incrementais, abraçar mudanças e trabalho de qualidade.
Dentre as variáveis de controle em projetos (custo, tempo, qualidade e escopo), há um foco explícito em escopo. Para isso, recomenda-se a priorização de funcionalidades que representem maior valor possível para o negócio. Desta forma, caso seja necessário a diminuição de escopo, as funcionalidades menos valiosas serão adiadas ou canceladas.
A XP incentiva o controle da qualidade como variável do projeto, pois o pequeno ganho de curto prazo na produtividade, ao diminuir qualidade, não é compensado por perdas (ou até impedimentos) a médio e longo prazo.
Princípios básicos:
Feedback rápido
Presumir simplicidade
Mudanças incrementais
Abraçar mudanças
Trabalho de alta qualidade.
Para aplicar os valores e princípios durante o desenvolvimento de software, XP propõe uma série de práticas. Há uma confiança muito grande na sinergia