Eng soft ava 1
Matheus Henrique Vieira da Silveira
Cód.: 613132552
Pesquise sobre metodologias de desenvolvimento ágil de software, e faça um resumo com as principais características da metodologia Programação Extrema (XP) e Scrum.
1. Metodologias Ágeis e o Manifesto Ágil
A expressão “Metodologias Ágeis” tornou-se conhecida em 2001, quando especialistas em processos de desenvolvimento de software representando entre outros, os métodos Scrum e Extreme Programming (XP), foram estabelecidos princípios e características comuns destes métodos. Assim foi criada a “Aliança Ágil” e efetuou-se o estabelecimento do “Manifesto Ágil”. Principais conceitos do Manifesto Ágil:
- Pessoas e interações, ao contrário de processos e ferramentas.
- Software executável, ao contrário de documentação extensa e confusa.
- Colaboração do cliente, ao contrário de constantes negociações de contratos.
- Respostas rápidas para as mudanças, ao contrário de seguir planos previamente definidos.
2. Metodologias Clássicas (Tradicionais)
Também conhecidas como Metodologias orientadas a planejamento, as Metodologias Clássicas dominaram a forma de desenvolvimento de softwares até o início da década de 90, Entretanto, estas metodologias devem ser aplicadas apenas em situações em que os requisitos do sistema são estáveis e os requisitos futuros são previsíveis. Metodologias ou Processos orientados a documentação são, de certa forma, barreiras impostas ao desenvolvimento, pois muitas organizações não possuem recursos para processos pesados de produção de software. Por esta razão, as organizações pequenas acabam por não usar nenhum processo. Isto pode trazer efeitos negativos no que diz respeito a qualidade do produto final, além de dificultar a entrega do software nos prazos, custos e funcionalidades previamente definida.
Extreme Programming (XP)
Programação extrema (do inglês eXtreme Programming), ou simplesmente XP, é uma metodologia ágil para equipes