expansão da cidade de aparecida-pb
Esse trabalho tem como objetivo tratar do processo de urbanização na cidade de aparecida-PB, procurando entender as transformações que a cidade passou até chegar a sua morfologia atual.
Foram usadas na elaboração desse trabalho, conversas informais com moradores, entrevista com o gestor da cidade, pesquisa em site como o IBGE, livros como: Aparecida Um Canto da Paraíba, leitura de documentos: Código de Postura, Lei orgânica, Código de Obras, participação em conferencias relacionada a elaboração do Plano Diretor.
É de grande importância para mim graduanda em geografia, desenvolver esse artigo sobre minha cidade, pois além de poder observar os conceitos abordados na sala em campo, ainda vai me auxiliar na elaboração da minha monografia onde pretendo seguir essa linha.
Segundo o IBGE, o município de Aparecida, teve sua criação no ano de 1926, um lugarejo denominado canto, localizado as margens da BR 230, banhada pelo rio do peixe e piranha é privilegiada pela sua posição geográfica, pois se encontra na mesorregião do sertão paraibano na microrregião de Sousa a 420 km da capital João Pessoa. A emancipação política ocorreu 69 anos após sua fundação no dia 29 de abril de 1994, publicada no diário oficial no dia 05 de maio do mesmo ano. De acordo com FILHO (2002,p.), as ruas de aparecida foram se constituindo ao longo da sua formação, com a construção da primeira casa pertencente a João Amâncio Pires, Estando localizada à margem esquerda do Rio do Peixe.
Moradores relatam que o desenvolvimento da cidade se deu primeiramente ao lado norte e só após alguns anos começou a se construir casas ao sul,onde estas era todas de taipa, com estruturas mínimas, depois de algum tempo foi construída uma grande latada, onde aconteceram as primeiras feiras. A partir daí aparecida não parou mais de crescer.
O território do município é de