Programação orientada a aspectos com aspectj
Rennan F. Dos Santos, Kelson V. Praxedes
Departamento de Ciência Exatas - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
CCAE – Rio Tinto – PB - Brasil
{rennan.felizardo, kelson.victor}@dce.ufpb.br
Abstract – The increasing complexity of the systems presupposes several implementatios that would make systems really modular, making the separation of the referring code to the business of the cross-cut concerns possible. The Aspect-Oriented Programming is a paradigm where can perform such separations making the system more modularized and maintainable. This article shows how the using of this paradigm can improve the software development process, using the application of Java language and the aspect language AspectJ.
Keywords: Aspect-Oriented Programming, AspectJ.
Resumo – A crescente complexidade dos sistemas criou a necessidade de implementações que os tornassem realmente modulares, possibilitando a separação do código referente ao negócio dos interesses transversais. A Programação Orientada a Aspectos vem como um paradigma onde é possível realizar tais separações deixando o sistema mais modularizado e de fácil manutenção. Este artigo mostra como a utilização deste paradigma pode melhorar o processo de desenvolvimento do software utilizando a linguagem de aplicação Java e a linguagem de aspectos AspectJ.
Palavras-Chaves: Programação Orientada a Aspectos, AspectJ.
1. Introdução
Uma das tarefas mais importantes de linguagens de programação é reduzir a complexidade da programação. Paradigmas de programação importantes incluem programação procedural, programação funcional e a programação orientada a objeto. Todas estas tecnologias permitem que o design e o código sejam estruturados em unidades de função ou comportamento que podem ser colocados juntos para produzir um sistema completo de software. Essas unidades são chamadas de componentes. O processo de quebra do sistema em componentes reflete a maneira