Programação Neurolinguistica
Programação neurolinguística: é a ciência que faz o estudo do que as pessoas fazem para serem excelentes e como fazer igual, através de padrões que essa pessoa usa para obter tais resultados.
MAPAS E FILTROS
Usamos nossos sentidos para mapear e explorar o mundo exterior. Somos capazes de perceber apenas uma pequena parte (da imensidão de coisas). Essa parte que podemos perceber é filtrada por nossas experiências pessoais, como linguagem, crenças, valores, interesses e pressuposições. O tipo de mapa que traçamos depende daquilo que observamos e de para onde queremos ir. O mapa não é o território, cada pessoa tem seu próprio mapa do mundo exterior. O mapa vai depender de como o sistema central esta programado.
Alguns desses filtros são chamados de estruturas comportamentais:
1 – a primeira é uma atitude voltada para os resultados, ao invés de para os problemas.
2 – a segunda é mudar o enfoque das perguntas, utilizando como? Em vez de porquê?
3 - a terceira é a oposição entre feedback e fracasso. Não existem fracassos o que existe é apenas resultados que podem ser usados como feedback.
4 – a quarta consiste em levar em consideração as possibilidades, em vez de as necessidades. Observar o que pode ser feito, quais as opções, em vez de se concentrar nas limitações da situação.
COMUNICAÇÃO
Nossos comportamentos são gerados pelas reações internas, aquilo que vemos e ouvimos internamente.
Nós nos comunicamos por meio das palavras, tom de voz e linguagem corporal. Sendo 55% linguagem corporal, 38% tom de voz e apenas 7% é o que falamos, as palavras. Não é o que dizemos, mais como dizemos é que faz toda a diferença.
- Empatia (rapport)
É essencial para criar uma atmosfera de confiança e de participação na qual as pessoas possam reagir livremente. Quando há empatia entre duas pessoas, a comunicação parece fluir, seus corpos e suas palavras estão em sintonia. Quando se estabelece rapport uma tende a se espelhar e a copiar