biossegurança
Barbara Cristina Ewerling
Sabrina Fachi
BIOSSEGURANÇA E AÇÕES DE ENFERMAGEM
Trabalho apresentado a Disciplina de Biossegurança e Ações de Enfermagem da Universidade Paranaense – UNIPAR – Unidade Universitária de Cascavel. Orientador: Gilson Fernandes da Silva
Linha de Pesquisa: NBR 13.853 e NR-04
___________________________________
Assinatura do Orientador(a):
Cascavel - PR
2014
Introdução
Como forma de esclarecer aos leitores a respeito deste trabalho, apresenta-se a seguir, os temas NBR 13853 de maio de 1997 sobre os Coletores para resíduos de serviços de saúde perfurantes ou cortantes – Requisitos e métodos de ensaio e a RN-04 sobre Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.
NBR 13853 – Coletores para resíduos de serviços de saúde perfurantes ou cortantes – requisitos e métodos de ensaio.
Esta norma fixa as características de coletores destinados ao descarte de resíduos de serviços de saúde perfurantes ou cortantes, tipo A.4, conforme a NBR 12808. Porém esta norma não se aplica a coletores destinados ao descarte exclusivo de agulhas.
Para os efeitos desta norma, aplicam-se algumas definições como:
Coletor: Recipiente destinado ao descarte de resíduos de serviços de saúde perfurantes ou cortantes, no ponto de sua geração. Os coletores devem ser fabricados com as seguintes capacidades nominais: 1 L, 3 L, 5 L, 7 L, 9 L, 10 L, 13 L, 18 L e 20 L. O coletor deve ser constituído de material compatível com os padrões de qualidade ambiental, definidos pelos órgãos de controle competentes, quando submetidos aos processos de tratamento e destinação final. Na confecção do coletor não devem ser utilizados materiais halogenados e poliuretanos.
Alça ou pegadura: Parte do coletor utilizada para o manuseio e transporte. O coletor deve possuir alça(s) ou pegadura(s) que possibilite(m) o manuseio seguro com apenas uma das mãos, não devendo