Programação estruturada
Todas as linguagens de programação tem suas próprias funções, seja ela para fazer cálculos, conversões, leituras, apresentações na tela, etc. Podendo também ser inclusas funções de terceiros no seu código.
A estrutura de uma função é basicamente a seguinte: tipo do retorno, nome da função, e os parâmetros dentro de parênteses, antecedidos pelo tipo de cada um ( dependendo da finalidade da função, os parâmetros não são obrigatórios ). Sendo construída com a seguinte sintaxe:
Onde o primeiro int é o tipo de retorno da função, calculaAnos é o nome, int anoInicial e int anoFinal são os parâmetros.
As funções podem retornar valores, nesta função acima, o retorno seria a diferença de anos entre o anoInicial e anoFinal, o retorno é representado pelo comando return;. A função ficaria assim:
Existem dois tipos de parâmetros que podem ser passados para uma função, pode ser os parâmetros por valores, e parâmetros por referências. O primeiro tipo, a função basicamente recebe uma cópia dos valores da variável, e os valores que são editados dentro desta função não afeta nos valores originais guardados na memória. Já os parâmetros por referência faz com que seja passado o “endereço” da variável na memória, e não uma simples cópia, as alterações realizadas dentro desta função irá alterar diretamente no valor original da variável.
Usando o exemplo de uma função para troca de valores, com a passagem de parâmetros por valor, temos o seguinte código e o seguinte resultado, respectivamente:
Como podemos notar, os valores finais ( depois de executar a função ) não foram