Programação Estruturada
A programação estruturada é uma forma de programação que recomenda que quase todos os programas possíveis sejam reduzidos e realizados em três estruturas que são: sequência, decisão e repetição.
Tendo, na prática, transformada na programação modular, a programação estruturada orienta os programadores a desenvolver estruturas de programas simples, utilizando sub-rotinas e funções. Esta forma de programar foi dominante antes de aparecer à programação orientada por objeto.
No inicio dos anos 70 apareceram os primeiros conceitos da programação estruturada com o conceito TOP-DOWN (cima para baixo), cujo objetivo era a de facilitar o processo de tradução das necessidades do usuário e a implementação das mesmas num sistema de informação para o computador. Já no meio da década de 70 apareceu Jackson com os conceitos da programação estruturada e nos fins dos anos 70 apareceu Gane, Sarson e Tom de Marco com a teoria da análise estruturada.
Com a programação estruturada mostra-se que é possível escrever qualquer programa usando apenas três estruturas básicas de controle. Desta forma é possível criar programas que podem ser lidos de forma sequencial sem a necessidade de voltar frequentemente a definições anteriores. A programação estruturada reduz a complexidade dos programas e aumenta a clareza da sua lógica. Com isso aumenta a facilidade da sua manutenção e a respectiva diminuição do custo.
Pode-se ainda programar funções independentes (modular) e construir programas que chamam programas numa sequencia de cima para baixo (TOP-DOWN). O método estruturado baseia-se na utilização dos seguintes conceitos básicos:
Estruturas básicas
Raciocínio TOP-DOWN
Modelos de estruturação
Uma lógica estruturada deve possuir apenas uma entrada e uma saída. O algoritmo deve ser dividido e subdividido em módulos cada vez menores de forma a dividir a solução do problema em pequenos compartimentos para que se possa obter o total controle do que entra e do