Programação da Produção
Para uma empresa se manter competitiva no mercado não basta apenas produzir produtos e vende-los. A busca pela competitividade hoje em dia tem que ser constante, diferencial esse que faz toda a diferença para sobrevivência da empresa. Oferecer produtos e serviços com maior velocidade de entrega, atender aos prazos estabelecidos e aumentar a flexibilidade dos produtos em relação às variações da demanda e dos recursos produtivos. Através de um sistema de planejamento, programação e controle da produção (PPCP), sistema esse colocado pela empresa, como área de decisão, assim para planejar e controlar os recursos visando à entrega dos produtos aos clientes nos prazos estabelecidos.
Para a empresa se manter no mercado globalizado, tem que investir em novas tecnologias, questão fundamental para se manter competitiva nos dias de hoje. O volume de sistemas oferecidos hoje pelo mercado possibilita a implantação e as decisões decorrentes destes sistemas.
O Conceito de Sistema de Programação da Produção com Capacidade Finita
As decisões do sistema de PPCP ocorrem em diferentes horizontais de tempo e períodos de replanejamento, bem como consideram diferentes níveis de agregação de informação. Estas decisões podem ser classificadas em três níveis - planejamento de longo, médio e curto prazo- e controle. Este conceito está relacionado ao denominado planejamento hierárquico da produção.
Sistemas esses desenvolvidos para solucionar problemas existentes no processo produtivos, como distribuição correta dos recursos utilizados para a produção. Criando uma continuação das tarefas no processo, referente às ordens de produção, utilizando um número limitado de recursos. Ordens essas constituídas de uma ou mais operações, que devem ser executadas em uma seqüência específica. Sistema esse que através das informações geradas, as empresas conseguem atingir melhores resultados como:
● redução nos