Programação de Produção
Atualmente o cenário industrial e empresarial é caracterizado por uma alta competitividade por conta da instabilidade. Por conta disso, empresas estão buscando cada vez mais ferramentas e métodos que possam auxiliar no processo gerencial, produtivo e etc. Uma dentre essas ferramentas auxilia na programação e controle da produção e do estoque das empresas: o Planejamento e Controle da Produção.
2. ETAPA 3 – CONTROLE DA PRODUÇÃO
2.1 Passo 4 – Relatório
O planejamento e controle da produção é um sistema que comanda tarefa de produção, utilizando informações que após processadas serão transmitidas cada parte para seu setor responsável.
Técnicas de planejamento, programação e controle da produção são utilizadas para melhorar as características e processos de fabricação, reduzindo o número de perdas e melhorando a utilização do uso de recursos da empresa, proporcionando rapidez a produção e auxiliando a manter a eficiência em níveis exigidos pela demanda e concorrência.
No PCP existem funções inter-relacionadas em busca do mesmo objetivo que é de comandar o processo produtivo e interliga-los aos outros setores da empresa. Várias ferramentas podem ser utilizadas dentro do contexto do PCP, todas com o objetivo principal de auxiliar a gerência na tomada de decisões em casos de acontecimento de imprevistos e na análise do estudo comparativo entre o planejamento inicial e a realização efetiva dos processos de fabricação. É o PCP que vai determinar como, quando, onde e quanto produzir, ou seja, sendo a parte responsável por determinar os planos que deverão ser realizados na fase de controle, havendo assim uma comparação com o que foi feito com o que realmente foi planejado.
O controle de produção apresenta quatro fases distintas:
a) Estabelecimento padrões: apresentação do critério de avaliação ou comparação;
b) Avaliação de desempenho: avaliar o que está sendo feito, monitorando e acompanhando;
c)