programaçao
É a transferência temporária de processos residentes na memória principal para a memória secundária, liberando espaço para novos processos.
2 - O gerenciamento do espaço livre da memória pode ser feito de várias formas. Explique como funciona este gerenciamento por Mapa de bits e por lista encadeada.
Mapa de Bits: Memória é dividida em unidades de alocação. Cada unidade de alocação corresponde a um bit no mapa de bits, o qual é zero se a unidade estiver livre e 1 se estiver ocupada.
Lista Encadeada: Lista encadeada de segmentos de memória alocados e disponíveis. Cada elemento da lista especifica um segmento de memória livre ou um segmento de memória alocado a um processo, o endereço onde se inicia este segmento, seu comprimento e um ponteiro para o próximo da lista.
3 - Considere um sistema de troca de processos entre a memória e o disco no qual a memória é constituída dos seguintes tamanhos de lacunas em ordem na memória: 10 KB, 4 KB, 20 KB, 18 KB, 7 KB, 9 KB, 12 KB e 15 KB. Qual lacuna é tomada pelas solicitações sucessivas do segmento de:
a) 12 KB.
b) 10 KB.
c) 9 KB
para o first fit? Repita agora a questão para o best fit, o worst fit e o next fit.
R: First fit: 20 KB, 10 KB, 18 KB.
Best fit: 12 KB, 10 KB, and 9 KB.
Worst fit: 20 KB, 18 KB, and 15 KB.
Next fit: 20 KB, 18 KB, and 9 KB.
4 - O processador Intel 8086 não suporta memória virtual. Apesar disso, antigamente, algumas empresas venderam sistemas que continham uma CPU 8086 original e faziam paginação. Suponha como eles faziam isso.
Dica: pense na localização lógica da MMU.
R: Eles construíram uma MMU e a inseriu entre o 8086 e o barramento de memória.
Assim todos endereços físicos vão 8086 vão para a MMU como endereços virtuais. A MMU então deve mapear em endereços físicos, que envia para o barramento.
5 - Como é possível fazer com que programas maiores que a memória física disponível sejam executados?
Utilizando-se memória