Programaçao funcional
Sintaxe e Semântica
Como todas outras linguagens de programação, o scheme apresenta dois aspectos distintos: as frases da linguagem e o significado associado a estas frases. Estes aspectos são denominados respectivamente sintaxe e semântica.
Sintaxe:
A sintaxe determina a constituição das frases que podem ser fornecidas ao computador (as formas). Para descrever a sintaxe das formas em Sheme, utilizaremos uma notação conhecida como BNF. Para designar um componente da linguagem usaremos parêntesis angulares “”. Ex: - uma forma arbitrária em Scheme;
Símbolos terminais:
“| “ – Lê-se “ou” (representa vária alternativas); “::=” – Lê-se “é definido como” serve para definir componentes da linguagem; “+” – a utlização deste carácter imediatamente após um símbolo, significa que este pode ser repetido uma ou mais vezes; “*” – a utlização deste carácter imediatamente após um símbolo, significa que este pode ser repetido zero ou mais vezes.
Constituição de um programa em Scheme: ::= * ::=|
Semântica: Cada forma em Scheme tem uma semântica, a qual representa a acção tomada pelo interpretador ao avaliar essa forma, ou seja, o significado que o interpretador atribuí a forma. Contrução de formas Formas Primitivas - Representam as entidades mais simples da linguagem, as quais tem um significado para o interpretador. Fazem parte do interpretador. Modos de Combinação - Permitem a construção de formas compostas, apartir de elementos mais simples. Modos de abstração - Permitem que elementos compostos recebam nomes e sejam tratados como unitários.
Constantes As constantes em Scheme podem ser: Números Os Números são dados