Paradígma de programação funcional aplicada na linguagem Scala
Abstract. This paper discusses a study on the functional language Scala presenting an introduction to functional programming, basics, applicability, key variables and paradigms. Finally we present a sample implementation in
Scala a multiplayer game of ping pong using 2D GUI.
Resumo. Este artigo aborda um estudo sobre a linguagem funcional Scala apresentando uma introdução sobre programação funcional, conceitos básicos, aplicabilidade, principais variáveis e paradigmas. Por fim é apresentado um exemplo de implementação na linguagem Scala de um jogo multiplayer de ping pong utilizando interface gráfica em 2D.
1. Introdução
Linguagens funcionais são linguagens que abordam a programação de uma forma diferente das linguagens imperativas. Como o nome já diz, a linguagem é baseada em funções e expressões matemáticas ao invés de execução de comandos.
Por fazer a utilização de funções matemáticas, esse paradigma de programação permite um alto nível de abstração, especialmente no momento em que a função é utilizada, suprimindo certos detalhes de sintaxe da programação, consequentemente, diminuindo a probabilidade de erros de implementação.
Outra característica é a não dependência das operações, permitindo a execução das funções nas mais diversas ordens, fazendo assim, a linguagem de programação mais indicada quando se fala em execução de processos computacionais em paralelo.
As linguagens funcionais mais utilizadas são: ASpect, Caml, OCaml, Clean,
Erlang, FP, Gofer, Haskell, Hope, Hugs, Id, IFP, J, Miranda, ML, NESL, OPAL, Sisal,
Prolog, Lisp, Scheme e Scala, que será a linguagem abordada nesse artigo [Inria 1995].
2. A linguagem Scala
Scala é uma linguagem de programação multiparadígma, com suporte a programação funcional e orientada ao objeto, projetada para construção de programas de fácil entendimento, mantendo padrões e evitando tipo de erros comuns.
Criada em 2001 por Martin