Eng Fisica/Ciencia da computação
A Engenharia Física é um ramo da engenharia dedicado à aplicação da física ao melhoramento dos processos industriais. Está orientada para gerar - através da investigação aplicada - o desenvolvimento de tecnologias alternativas para uso industrial, mediante a formulação teórica abstrata dos fenômenos físicos que envolvem um projeto. Baseando-se numa ciência natural, a engenharia física procura levar à prática todos os seus conceitos teóricos e experimentais.
Áreas de atuação do engenheiro físico:
Acústica: Monitorar a emissão sonora e propor soluções para melhoria do conforto acústico de plantas industriais e residências; Econofísica: Desenvolver modelos matemáticos para modelagem de mercado financeiro e análise de risco; Energia: Produzir equipamentos, componentes e tecnologias de captação e transmissão de energia solar, elétrica e nuclear;Meio ambiente: Desenvolver dispositivos e técnicas para monitoramento e controle das condições ambientais; Novos materiais: Criar e utilizar novos materiais para sensores e atuadores (magnéticos, elétricos e óticos) e para sistemas microeletrônicos; Ótica linear e não linear: Desenvolver e aplicar dispositivos óticos para uso nas telecomunicações, em pesquisas e na medicina; Supercondutores: Criar e projetar materiais e dispositivos a partir de cerâmicas supercondutoras para aplicações industriais e biomédicas.
(http://www.engenhariaemsolucoes.com.br/index.php/engenharia-fisica/)
SOFTWARE DE SIMULAÇÃO ACÚSTICA
(Ex: ODEON, AcMus, desenvolvido pela USP.)
Os softwares de simulação acústica são umas ferramentas muito poderosas para o cálculo de modelos de previsão de impacto acústico e de fontes sonoras em diferentes contextos.
• A modelação de todos os tipos de emissores acústicos (indústria, tráfego rodoviário, ferroviário, etc.) e prever, avaliar e estudar o ruído ambiental e seus impactos.
• A gestão da emissão de ruído, em conformidade com as normas nacionais e internacionais, concepção de mapas