Informática
SUMÁRIO
Paradigma imperativo ou por procedimentos 5
Paradigma Funcional 5
Paradigma Lógico 6
Prolog 7
Orientação a Objetos 8
Conceitos básicos 8
Linguagens 12
Considerações 13
CONCLUSÃO 15
BIBLIOGRFIA 16
NTRODUÇÃO
Assim como os seres humanos, os computadores aprendem lições. Basta alguém ensiná-los. Infelizmente, eles não entendem português, nem inglês. É preciso utilizar uma linguagem que possa ser interpretada pela máquina, para que depois possa ser traduzida e armazenada como um conjunto de instruções.
Para isso existem as linguagens de programação. Este trabalho mostra uma abordagem sobre paradigmas de programação de modo que visa a explicar e exemplificar algumas linguagens de programação e aborda que a programação baseada em lógica está em pleno crescimento.
Paradigma imperativo ou por procedimentos
Como as linguagens naturais, cada uma segue padrões de sintaxe e semântica e têm características e funcionalidades próprias, muito parecidas com o comportamento imperativo das linguagens naturais que expressam ordens, programas imperativos são uma sequência de comandos para o computador executar.
As linguagens de programação imperativa contrastam com outros tipos de linguagem, tais como linguagens de programação declarativa, funcional e lógica. A programação imperativa, em contraposição à programação declarativa é um paradigma de programação que descreve a programação em termos do estado do programa e sentenças que mudam dito estado.
A implementação de hardware da maioria de computadores é imperativa; praticamente todo o hardware dos computadores está desenhado para executar código de máquina]], que é nativo ao computador, escrito em uma forma imperativa.
As primeiras linguagens imperativos foram as linguagens de máquina dos computadores originais.
Paradigma Funcional
Constitui de um paradigma de programação baseado na utilização de Funções