Programa o em assembly
O assembly é a oportunidade de conhecer melhor o funcionamento do computador, o que permite o desenvolvimento de programas de forma mais consistente. Com o uso do assembly você pode ter um controle total sobre o PC. Uma outra razão é que programas assembly são mais rápidos, menores e mais poderosos do que os criados com outras linguagens. Ultimamente, o assembler (montador) permite uma otimização ideal nos programas, seja no seu tamanho ou execução.
Curto e fácil
Os comandos assembler são traduzidos um a um para serem comandos executados pela máquina. Oprocessador necessita apenas executar o que você quer fazer e o necessário para executar a tarefa. Nenhum loop extra ou características desnecessárias poluem o código. Se o espaço para o seu programa é curto e limitado e você terá que otimizar seu programa para caber na memória, assembler é a escolha número um. Programas mais curtos são mais fáceis de depurar (“debugar”), cada passo faz sentido.
Veloz
Como apenas os passos necessários são executados, os programas em assembly são tão rápidos quanto possível. Aplicações onde o tempo é crítico, como medições de tempo que devam ter boa performance, sem que haja um hardware de temporização, devem ser escritas em assembler. Se você tiver mais tempo e não se importar que seu chip permaneça 99% em um estado de espera (wait state) de operação, você pode escolher a linguagem que desejar.
Visão geral da programação assembly
Assembly é uma linguagem de montagem. Ou seja, diferente da maioria das outras linguagens, que são compiladas e/ou interpretadas, programar em Assembly é escrever um código que é diretamente entendido pelo hardware.
Assembly é a língua que usamos para falar com os mais diversos tipos de hardwares, como os microprocessadores e microcontroladores.
Todos sabem que em níveis mais baixos, no metal, a máquina só entende os bits: valores lógicos 1 ou 0 (na verdade, se refere a tensão e voltagem, mas podemos compreender como números