Relatorio Força de Atrito
Esse relatório tem como objetivo trazer os resultados experimentais realizados no laboratório que envolvia o conceito de força de atrito. Com o objetivo de determinar o coeficiente de atrito estático entre diversas superfícies.
A força de atrito surge em sentido contrário ao movimento de um objeto. Ela pode ser estática, se o objeto está em repouso, ou dinâmica, se o objeto está em movimento.
Atrito Estático é aquele que atua quando não há deslizamento dos corpos. A força de atrito estático máxima é igual a força mínima necessária para iniciar o movimento de um corpo.
Quando um corpo não está em movimento a força de atrito deve ser maior que a força aplicada, neste caso, é usado no cálculo um coeficiente de atrito estático. Após o entendimento de todas essas teorias, e da realização dos cálculos foi possível chegar no resultado do coeficiente de atrito.
Palavras-chave: Força; Atrito estático; Coeficiente de atrito; Movimento.
Sumário
LISTA DE FIGURAS 4
1 INTRODUÇÃO 5
2 Material e métodos 6
2.1 Material 6
2.1.1 Equipamentos utilizados: 6
2.1.2 - Procedimentos experimentais 9
3 Cálculos: 10
4 Resultados e discussões 12
5 Conclusão 13
6 BIBLIOGRAFIA 14
LISTA DE FIGURAS
Figura 1: Plano inclinado ajustável..............................................................................7
Figura 2: Transferidor..................................................................................................8
Figura 3: Superfícies de teste......................................................................................8
Figura 4: Computador e Excel.....................................................................................9
1 INTRODUÇÃO
Ao lançarmos um objeto sobre uma superfície, ele desliza e acaba parando. Isso acontece porque existem forças que se opõem ao livre deslocamento do objeto. Uma dessas forças é o atrito.