PROGRAMA PSICOLOGIA EDU 1042
As teorias psicológicas dos processos de aprendizagem e desenvolvimento da criança do adolescente e do adulto, abordadas sob diferentes enfoques teóricos, tratando as temáticas: linguagem, cognição, afetividade e sociabilidade. A Psicologia da Educação e o processo de inclusão e exclusão escolar: a problemática do fracasso escolar no Brasil.
OBJETIVOS
1- Conhecer as relações dos processos de desenvolvimento e aprendizagem na perspectiva das teorias Histórico Cultural de Vygotsky e da Epistemologia Genética de Piaget enfatizando suas implicações na pratica educativa.
2- Discutir a problemática do fracasso escolar no Brasil: configuração, explicações e causas.
3- Estabelecer relações entre os componentes do processo de aprendizagem e construção do conhecimento.
4- Discutir o processo de inclusão e a exclusão no contexto social e educacional.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Unidade I – Estudo da teoria Cognitivista enfocando o desenvolvimento, a aprendizagem e as implicações na pratica educativa.
Unidade II – Estudo da teoria Histórica Cultural enfatizando os aspectos relacionados ao desenvolvimento, aprendizagem e as implicações na pratica educativa.
Unidade III – O fracasso escolar no Brasil: configurações, explicações e causas.
Unidade IV – As dificuldades de aprendizagem escolar e suas implicações.
Unidade V – Inclusão x Exclusão relações presentes no cotidiano escolar.
METODOLOGIAS DA SALA DE AULA
Aulas expositivas dialogadas e debates; pesquisas e trabalhos individuais e em grupo; leitura dirigida (individual e em grupo); resumos dos textos; projeção de documentário e filmes.
Reflexão e auto-avaliação sobre os conteúdos aprendidos, os textos estudados e a atuação no campo.
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO A avaliação, no decorrer do semestre, será feita processualmente, destacando o envolvimento do aluno: na freqüência cotidiana das aulas; no envolvimento dos trabalhos propostos em sala de aula e extraclasse; nas pesquisas a serem realizadas e no