Relat Rio Quimica Experimental 4
GRADUAÇÃO EM QUÍMICA TECNOLÓGICA
GUSTAVO MIGUEL ALVARENGA
GABRIELLA CORREIA DE ALMEIDA
MARCELO RICARDO LOSCHI
EXPERIÊNCIA 4: Cinética Química
Belo Horizonte
2015
1. Introdução:
Pode-se observar que algumas reações químicas acontecem com mais rapidez e outras mais lentamente. Nem toda reação química acontece no mesmo tempo. Umas demoram horas, dias, anos. Outras levam uma fração de segundo para ocorrer. As vezes é importante controlar estas reações, tornando-as mais rápidas ou mais lentas. A cinética química é uma área da
Química que estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que alteram esta velocidade. Alguns fatores podem aumentar ou diminuir a velocidade de uma reação química. São eles: temperatura, superfície de contato, pressão, concentração e catalisador.
Condições para que ocorra uma reação química
Para que uma reação química ocorra é necessário que haja contato e afinidade química entre os reagentes. Uma das condições mais importantes para a ocorrência de uma reação química é a energia de ativação e as colisões entre as moléculas dos reagentes.
- Teoria das colisões
Os átomos das moléculas dos reagentes estão sempre em movimento gerando muitas colisões (choques). Parte destas colisões aumenta a velocidade da reação química. Quanto mais choques com energia e geometria adequada houver, maior a velocidade da reação.
Há dois tipos de colisões: horizontal (colisão mais lenta) e vertical (colisão mais rápida, colisão efetiva).
- Energia de ativação
É a energia mínima que os reagentes precisam para que inicie a reação química. Quanto maior a energia de ativação a reação necessitar, mais lenta ela será, pois aumenta a dificuldade para que o processo ocorra.
Quanto menor a energia de ativação menor a “barreira” de energia, mais colisões efetivas e portanto uma reação mais rápida.
Temperatura
A temperatura está ligada à agitação das moléculas. Quanto mais calor, mais agitadas ficam as moléculas. Aumenta-se a