Programa mais m dicos
O programa mais médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do sistema único de saúde , que prevê mais investimentos em infraestruturas dos hospitais e unidades de saúde , além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais.
A iniciativa prevê também a expansão do número de vagas em medicina e aprimoramento da formação médica . Segundo o Ministério da Saúde, o Programa Mais Médicos inclui o investimento de aproximadamente R$15 bilhões na infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde e novas contratações direcionadas para regiões que sofrem com a escassez de profissionais da saúde. A meta do governo é aumentar a proporção de médicos por habitante. Segundo pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Brasil possui hoje 1,8 médicos por mil habitantes, atrás de países da América Latina e também da Europa. A meta do governo é elevar essa proporção para 2,5.
Nenhuma entidade médica é contra , a criação de estímulos para melhorar saúde no interior do país. O conselho Federal de Medicina defende a oferta de condições de trabalho e emprego dignas que beneficiem pacientes , profissionais , e gestores. Trata-se de ua preocupação legítima que honra a obrigação constitucional do Estado de garantir atendimento universal , integral , gratuito e com equidade para todos.
A população exige serviços melhores , as prefeituras reclamam da falta de médicos , e os médicos reivindicam melhores condições de trabalho . O programa foi lançado pela Presidenta da Republica , Dilma Rousseff , no dia 8 de Julho , o mais médicos integra um amplo pacto de possível melhoria de atendimento ao SUS. A primeira etapa do programa contou com a inscrição individual de 1.618 profissionais . Na inscrição, os médicos devem escolher quatro municípios em que desejem ser alocados, em ordem de preferência. Em caso de grande demanda por um mesmo município, serão aplicados critérios de prioridade