Programa de treinos
Férias Desportivas
Adaptado por: Prof. Pedro França
INTRODUÇÃO
A eficácia de muitas qualidades motoras (resistência, força, mobilidade articular, etc.) diminuem-se periodicamente e não nos preocupamos em as estimular. Em consequência, a estimulação da atividade física resulta se no início dos treinos de pré-época, o desportista estiver:
--- em condições físicas satisfatórias.
--- sem um aumento de peso excessivo.
--- menos fatigado ao treinar-se.
--- em situação de evitar traumatismos no início da atividade.
Depois de um repouso de alguns dias, aconselha-se, para iniciar a actividade, um total de 10 treinos. Para aqueles que têm carências particulares de índole físico é aconselhável trabalhar um pouco todos os dias, ajustando-lhe ainda um plano individual de treinos nesse sentido.
Período a que se aplica este Plano de Treino: 05/08/2013 – 16/08/2013
Apresentação para o início dos treinos: 19/10/2013
NORMAS DIETÉTICAS – PERÍODO DE FÉRIAS DESPORTIVAS
Durante o período de descanso desportivo, é frequente que se produza um aumento de peso. É ocorrência normal devido a duas causas fundamentais: a inactividade própria do descanso e o aumento do consumo de energia proveniente da alimentação. Por isso, é conveniente seguir umas normas dietéticas que evitem a acumulação de gorduras, a qual, juntamente com as recomendações de exercícios propostos no plano individual de treinos possibilitará que o peso, no final das férias desportivas, seja o mais possível idêntico ao peso que o atleta possuía no final da temporada. No entanto, aconselha-se que todos os atletas não aumentem de peso (2kg no máximo).
1 - Qualquer comida rica em gordura deverá ser evitada, e, no caso de consumida, deverá o atleta proceder a um treino depois de 2 - 3 horas.
2 – É conveniente o consumo abundante de fruta entre as refeições, evitando o consumo das mesmas no final destas.
3 – É conveniente o consumo abundante de saladas.
4 – É