Impacto dos Media
Em tempos, os meios de comunicação foram vistos como uma enorme porta que ligava todos os seres humanos, a ideia de circulação livre, cada um podia ter a sua própria voz e partilhar com o Mundo qualquer tópico que considerasse relevante, mas na entrada para o século XX, este panorama ficou bastante distorcido, ou pelo menos, é a ideia de grandes autores da nossa história.
No início do século XX, foram publicados dois grandes livros que ponderavam sobre o que seria o futuro da nossa sociedade, e como é que alguém poderia abusar das falhas do sistema para atingir objectivos perversos através dos meios de comunicação. Tanto Aldous Huxley como George Orwell ficaram intimidados pelo caminho que a evolução social humana estava a levar. Huxley teme uma sociedade controlada pelo prazer, enquanto que Orwell teme uma sociedade controlada pelo medo: que controlo é este? E qual a necessidade de controlo? É aqui que os dois caminhos se encontram e a resposta tende a ser a mesma, uma população distraída pelo excesso de “desinformação”, ou demasiado preocupada com a sua sobrevivência, deixa o caminho aberto para que quem controla essa informação possa fazer o que quiser, independentemente do consentimento do público.
Mais recentemente, Noam Chomsky escreveu inúmeros textos onde tenta revelar o tipo de manipulação a que a comum população do Mundo Ocidental está exposta. Tal como Huxley e Orwell, este autor acredita que os principais canais de comunicação estão corrompidos, de modo a que pequenos grupos possam tomar decisões à escala Mundial, que afectam desde milhares a milhões de habitantes, tanto no dito “Mundo Civilizado” como nos países mais pobres, no entanto, sem qualquer contestação por parte das massas.
Desenvolvimento
Opinião Pública / Mass Media
Opinião pública é o que define a opinião geral de um grupo ou sociedade sobres diversos temas que poderão passar pela política, pela vida comunitária, pela justiça, etc. Embora sem