Programa de Orientação Alimentar com Adolescentes
A adolescência é uma etapa evolutiva peculiar ao ser humano, que encerra todo o processo maturativo biopsicossocial do individuo. Esta fase é caracterizada por profundas transformações somáticas, psicológicas e sociais, compreende de acordo com a Organização Mundial da Saúde, a idade de 10 a 19 anos. (WHO, 1986; COLLI, 1992; OSÓRIO, 1992; Costa & Souza, 2002)
Esse é o segundo período da vida extrauterina, em que o crescimento tem sua velocidade máxima, após a primeira infância. O crescimento está relacionado a aumento da massa corporal e desenvolvimento físico, compreendendo também a maturação dos órgãos e sistemas para a aquisição de capacidades novas e especificas. Em ambos os processos há influencias genéticas, ambientais, nutricionais, hormonais, sociais e culturais, resultando em uma interação constante entre esses fatores. (BIANCULLI, 1995)
A puberdade é caracterizada pelas mudanças biológicas determinadas pelo desencadeamento dos estímulos hormonais. O Hormônio de crescimento tem papel importante na composição corporal, além de controlar o crescimento longitudinal de crianças e adolescentes, atuando na distribuição do tecido adiposo e no metabolismo de proteínas, carboidratos, lipídios, minerais e água. (VITOLO, 2008)
Durante a puberdade dois hormônios estão envolvidos no aumento da secreção dos esteroides gonadais. Ocorre aumento dos estrogênios no sexo feminino e da testosterona no sexo masculino. A partir das ações desses hormônios sexuais, as transformações físicas que ocorrem na adolescência apresentam diferenças entre meninos e meninas, as quais podem ser claramente observadas durante o estirão de crescimento, onde ocorre o desenvolvimento das mamas, os pelos pubianos e a genitália masculina. (VITOLO, 2008) (ACCIOLY et al, 2009)
A transição da infância para adolescência é uma fase marcada por grandes transformações, consequentemente o ambiente em que cada adolescente está inserido reflete muito nas suas escolhas, inclusive