programa de conscientização auditiva
DO
PROGRAMA DE
CONSERVAÇÃO
AUDITIVA
- P.C.A. -
Índice
I. Linhas gerais no desenvolvimento de efetivo programa de conservação da audição (PCA)
O propósito em implementar efetivo PCA é prevenir PERDAS auditivas induzidas pelo ruído.
Não existe regulamentação que garanta adequada proteção contra o ruído à população industrial. Mesmo que esta existisse, só o incentivo para cumprir a regulamentação não seria suficiente para se ter um PCA eficiente.
Na realidade, efetivos PCA só se obtêm quando todos os níveis de uma corporação se unem para proteger a audição do funcionário. Em anexo, apresentamos o esboço de um organograma do PCA.
II. Benefícios
Instalar um PCA proporciona benefícios primários e secundários. O primeiro resulta em evitar que o funcionário adquira perda auditiva induzida pelo ruído. Está claramente estabelecido que exposição habitual a níveis de ruído acima de 85 dB(A) causarão significativa perda auditiva em mais de 50% da população exposta. Existem dados de que este nível de ruído, para algumas pessoas, já possa ser lesivo a 75 dB(A).
A par destes óbvios e bem documentados efeitos lesivos, o ruído relaciona-se a muitos outros efeitos fisiológicos e de comportamento, se bem que esta evidência não seja facilmente conclusiva.
Estes efeitos extra-auditivos são muito difíceis de qualificar, já que são não-específicos e muitas outras causas danosas e/ou estressantes podem coexistir. Estudos realizados para detectar o benefício extra-auricular do PCA indicam que menos acidentes da trabalho e menos problemas médicos ocorrem, assim como menor ausência do trabalho e mais produtividade.
III. Características de Programas Efetivos.
a) Apoio Gerencial.
b) “Chave” individual- é a pessoa responsável pelo PCA.
c) Comunicação ativa - linhas ativas de comunicação abertas entre todos os níveis da empresa. Os funcionários têm facilidade em discutir o PCA com seu supervisor, que, por seu turno,