Aedos e Rapsodos
períodos homérico (séc. X a VIII a.C.) e arcaico (séc. VIII ao VI a.C.)
Os Aedos herdam a literatura oral, pois o Linear A e o B serviam sobretudo para registos administrativos, nao continham literatura (CALAME, 1995, p. 29), e foram esse Aedos, começando por Homero, que fazendo cancoes e poemas sobre os feitos da aristocracia, passaram a faze-lo tb por escrito.
Nota curiosa: já havia inveja e competitividade (panataneias etc) “o oleiro ao oleiro cobiça, o carpinteiro ao carpinteiro, o mendigo ao mendigo inveja e o aedo ao aedo” (HESÍODO, Os Trabalhos e os Dias, vv 25-26)
Eles entretanto foram ganhando mais prestígio, até serem poetas propriamente ditos, fazedores, ver Murray
Vai havendo tb uma profanizacao dos temas que se vao tornando mais quotidianos, etc. Os Líricos, que já nao sao Aedos, propriamente ditos, ou tradicionais, trazem profanizacao e assinatura de autor (excepcao feita ao Aedos Hesíodo que inaugurou a assinatura). Os liricos sao Solon, Arquíloco, Alcman, Simónides, Safo.
Liricos que como o proprio nome indica, se faziam acompanhar pela lira, liga a poesia à musica, mas essa ligacao já havia nos aedos, no seu canto e na dança (talvez dele? Ou do coro? Mas havia danca)
Os Aedos nao assumiam a autoria, cantavam os poemas e a metrica dos seus poemas era o hexametro, que diz 2 coisas: 1) marcadamente oral, vem da oralidade e era feito para performance oral 2) ligacao com o sagrado (ver democrito que diz que quem inventou o hexametro foram as musas, acho eu)
Sobre Aedos, oralidade e performance, danca ver: "Bruno Gentili se dedicou com mais empenho a esta questão e elaborou um estudo sobre a gênese dos hexâmetros em que procura demonstrar sua existência originalmente oral e como este metro exibe com clareza a presença de um coro de dançarinos (GENTILI, 1990, p. 15)"
Outra prova que havia dança: "Elas coroadas de grinalda; eles de espada de ouro e talim de prata. E giravam, com pés destros, qual roda, quando o