Questões Homericas
Os gregos atribuíram a ele a escrita de duas importantes obras épicas: a Ilíada e a Odisseia.
Em torno de Homero, surgiram muitas lendas, como sua pobreza, cegueira e seu afã viajante.
Muitos historiadores acreditavam que Homero era um poeta itinerante, como era de costume na época. Viajava de cidade em cidade, recitando seus versos.
De acordo com estas obras, referem-se a dois períodos específicos (Pré-Homérico e Homérico) e a três momentos históricos gregos, a saber:
1º) Civilização creto-micênica e a vida nos palácios;
2º) Chegada e invasão dos povos Dórios, destruindo a civilização creto-micênica;
3º) Época em que viveu Homero, também conhecida como “Idade das Trevas Grega”.
A importância histórica desse poeta e dessas duas obras épicas são que chegaram até nós referentes ao período da história da Grécia do século 8º a. C (Período Homérico) e tratam de acontecimentos que teriam ocorrido na Grécia, aproximadamente, em 1200 a. C. (Período Pré-Homérico), por isso tais poemas são tão importantes para que conheçamos a história dos gregos antigos.
Resumo da Obra Épica Ilíada
A guerra de Tróia foi um conflito entre gregos e troianos e durou aproximadamente 10 anos. Aconteceu por causa do rapto da princesa grega Helena (esposa do rei Menelau). O príncipe troiano Paris foi a Esparta (cidade da Grécia) acabou apaixonando-se por Helena e a raptou. Com o rapto de sua esposa o rei ficou enfurecido e fez com que os guerreiros gregos os quais haviam jurado proteger Helena, organizassem um exército, o qual foi comandado pelo general Agamenon. O