Programa de Ação Econômica do Governo - PAEG
Sumário
Contexto histórico: O milagre econômico, a ditadura militar e a inflação. 2
Qual o diagnóstico do PAEG sobre as causas da inflação brasileira? 3
Quais eram os principais objetivos do PAEG? 3
Quais foram as principais transformações institucionais efetuadas pelo PAEG? 3
A Economia brasileira após o PAEG 4
Conclusão: o PAEG atingiu seus objetivos? 4
Referências Bibliográficas e digitais: 5
Contexto histórico: O milagre econômico, a ditadura militar e a inflação.
O Milagre Econômico foi resultado de um conjunto de medidas governamentais que elevaram o crescimento do Brasil durante o período da Ditadura Militar, principalmente durante os anos 1969 e 1973, no mandato do general Emílio Médici.
A partir de 1930, o Brasil começou a avançar economicamente com a política desenvolvimentista de Getúlio Vargas, graças ao investimento maciço em infraestrutura, que possibilitou a ascensão industrial. Vargas queria livrar-se da dependência do capital estrangeiro, explorando ao máximo os recursos do país com a bandeira do nacionalismo.
Juscelino Kubitschek, quando comandou o país entre 1956 e 1961, ao contrário do protecionismo de Vargas, permitiu a entrada de capital estrangeiro para alavancar o setor automobilístico e energético do país, estabelecendo um “Plano de Metas” que teria como principal slogan o famoso “50 anos em 5”. Entretanto, Kubitschek viu a dívida externa multiplicar-se e a inflação atingir níveis preocupantes, fazendo com que o Fundo Monetário Internacional (FMI) interferisse na economia do país.
Com dificuldades para pagar a dívida externa, a situação econômica do país só piorava, principalmente após a renúncia de Jânio Quadros à presidência, em 1961. João Goulart,