PROGRAMA DE AÇÃO ECONÔMICA DO GOVERNO – PAEG
FACULDADE PADRÃO DE APARECIDA DE GOIÂNIA
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
PROGRAMA DE AÇÃO ECONÔMICA DO GOVERNO – PAEG
APARECIDA DE GOIÂNIA
2013
PROGRAMA DE AÇÃO ECONÔMICA DO GOVERNO – PAEG
Este trabalho foi aprovado para nota de N2/1 da disciplina de Economia Brasileira do curso de Administração da Faculdade Padrão de Aparecida de Goiânia, turma A7/AN4 sob a orientação da Professora Flavia
APARECIDA DE GOIÂNIA
2013
INTRODUÇÃO
Neste trabalho será falado sobre o Programa de Ação Econômica do Governo – PAEG, abordando como tudo começou, sobre o meio e o fim, as conseqüências, benefícios, os seus objetivos e prioridades.
Explicaremos de uma forma completa que o PAEG tem como objetivo acelerar o ritmo de desenvolvimento econômico, conter o processo inflacionário, atenuar os desequilíbrios setoriais e regionais, aumentar o investimento e com isso o emprego e corrigir a tendência ao desequilíbrio externo.
Falaremos sobre os defensores, que advogam que o programa foi essencial para a estabilização econômica e o crescimento a altas taxas observadas no período subsequente, chamado muitas vezes de o período do “Milagre”. E os difamadores, que apontam no programa, ações voltadas para beneficiar certos setores específicos da sociedade e que acabaram por sustentar, quando não ampliar, graves problemas econômico-sociais do Brasil.
Programa de Ação Econômica do Governo – PAEG
A década de 1960 começou com um Brasil bastante diferente daquele que havia sido em 1950. O processo de urbanização andava a passos largos. A industrialização estava em marcha acelerada, estimulada pelo “Plano de Metas” realizado pelo Governo JK, o qual teve resultados expressivos nesse quesito. O PIB também mostrava bons sinais, puxado, principalmente pelos bons