Programa da asma
O atendimento é oferecido a crianças com asma desde 2004, tendo neste período reduzido 88,69% das internações das crianças assistidas e 12,69% das inalações realizadas na rede municipal. Entre os resultados obtidos estão ainda a redução de custos gerados por esses atendimentos, a melhora na qualidade de vida das crianças e das respectivas famílias, que deixaram de conviver com as crises de asma, internações recorrentes e faltas escolares, entre outros transtornos.
O secretário da Saúde, Milton Palma, destaca que o programa foi desenvolvido quando o prefeito Vitor Lippi era o titular da pasta da Saúde e desde a implantação já atendeu 4.933 crianças. Na época, o que alertou a equipe da Saúde foram as internações e os atendimentos de emergência das crianças com asma, muitas vezes registrados durante a noite, obrigando os pais a procurarem uma forma de transportar os filhos a uma unidade de saúde a interferindo diretamente no convívio familiar.
Como é o programa
O acompanhamento específico das crianças começou em 2003, envolvendo pediatras, enfermeiros e coordenadores de unidades de saúde da cidade. No ano seguinte, o programa foi oficialmente implantado para crianças até 13 anos, em um ambulatório instalado na Policlínica Municipal, com pneumologista infantil e uma lista ampliada de medicamentos para os quadros de asma. Em 2006, foi iniciada uma nova fase, com a extensão às 27 Unidades Básicas de Saúde da cidade, com treinamento dos pediatras e demais profissionais dessas unidades.
O programa oferece acompanhamento das crianças, com uma lista de medicamentos ampliada em relação aos medicamentos normalmente padronizados pela rede pública de saúde e apoio de equipe multidisciplinar, inclusive com fisioterapia (por meio de convênio com a Faculdade de Fisioterapia da Unip), e de outras especialidades médicas quando necessário.
fonte: Prefeitura de Sorocaba – Secretaria de Comunicação
Evenize Batista
ebatista@sorocaba.sp.gov.br