Programa Bolsa Familia
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
4 CONCLUSÃO 7
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho mostra a realidade de muita gente no Brasil, como demostra o filme “BMW VERMELHO”, que relata a vida de uma família humilde que recebe um presente em um sorteio e por incrível que pareça não pode ser vendido por dois anos. Para piorar ninguém sabe dirigi-lo, servido apenas para mostrar aos amigos e vizinhança e que ao tempo se acaba. O filme proporciona uma reflexão da sociedade capitalista, suas contradições e os desafios postos pela desigualdade social.
Buscando diminuir a desigualdade social o governo criou o Programa Bolsa Família buscando a curto e em longo prazo reduzir a pobreza através da transferência direta de recursos. O Programa tem sido de suma importância para muitas famílias brasileiras, por ser a única fonte de recurso. Mas, criou certo estado de dependência nas famílias beneficiadas e não melhorou a qualidade da educação brasileira, apesar de ter diminuído as faltas.
2 DESENVOLVIMENTO
Podemos observar que a pobreza vem desde revolução industrial, famílias deixando a vida no campo em busca de melhoria nas grandes cidades, ao chegarem à cidade via que realidade era bem caótica e desesperadora. Com o crescimento da população, crescia os problemas socioeconômicos, não avia emprego para todos, vendo assim desemprego, fome, moradia, prostituição, alcoolismo, sem contar que naquela época não avia lei trabalhista e explorava aqueles que tinham emprego.
Não sendo diferente da realidade que vivemos hoje, temos muita pobreza no Brasil, más porem um Brasil rico. Analisando o filme BMW vermelho, a historia de uma família de classe baixa que ganha um premio de grande valor, um premio que seria útil, mas as normas de não poder vendê-lo por dois anos é caótico.
O filme se passa em uma favela em SÃO PAULO, um lugar muito pobre e a desigualdade é claramente notada, observa-se que o Odilon ganhador