CHUMBO
Kelly Kaefer
Larissa Fraga
Taylin Vieira
QUÍMICA APLICADA
Porto Alegre, 29 de outubro de 2014.
CHUMBO
PROPRIEDADES
O chumbo é um metal pesado (densidade relativa de 11,4 a 16ºC), de coloração branco-azulada, tornando-se acinzentado quando exposto ao ar. Muito macio, altamente maleável, baixa condutividade elétrica e altamente resistente à corrosão. O chumbo se funde com facilidade (327,4ºC), com temperatura de vaporização a 1725ºC. Os estados de oxidação que pode apresentar são 2 e 4. É relativamente resistente ao ataque dos ácidos sulfúrico e clorídrico, porém se dissolve lentamente em ácido nítrico. O chumbo é um anfótero, já que forma sais de chumbo dos ácidos, assim como sais metálicos do ácido plúmbico. O chumbo forma muitos sais, óxidos e compostos organolépticos.
LEGISLAÇÃO
LEI Nº 11.762, DE 1º DE AGOSTO DE 2008: Fixa o limite máximo de chumbo permitido na fabricação de tintas imobiliárias e de uso infantil e escolar, vernizes e materiais similares e dá outras providências.
CONAMA nº 257/99: Esta Resolução estabelece os limites máximos de chumbo, cádmio e mercúrio e os critérios e padrões para o gerenciamento ambientalmente adequado das pilhas e baterias portáteis, das baterias chumbo-ácido, automotivas e industriais e das pilhas e baterias dos sistemas eletroquímicos níquel-cádmio e óxido de mercúrio.
CONAMA nº 401/08 e a Lei 12.305/10: Impõem que os comerciantes de acumuladores chumbo ácidos (baterias automotivas) recebam de seus clientes baterias automotivas esgotadas e as encaminhe para os fabricantes ou importadores para que estes as reutilizem no seu ciclo ou descartem de forma ambientalmente correta.
O que é? Qual seu impacto ambiental? O chumbo é um metal cinza-azulado, sem odor, maleável e sensível ao ar. O chumbo tetraetila e tetrametila são exemplos importantes de compostos orgânicos sintetizados industrialmente, em que o metal encontra-se ligado ao carbono. Ainda são