Programa bolsa familia e suas dimensoes
FACULDADE SALESIANA DOM BOSCO
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO DAS CONDIÇÕES DE VIDA DAS FAMÍLIAS INSERIDAS NO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA, NO CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL – CRAS ALVORADA.
Manaus
2009
ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO DAS CONDIÇÕES DE VIDA DAS FAMÍLIAS INSERIDAS NO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA, NO CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL – CRAS ALVORADA.
Manaus
2009
SUMÁRIO
Identificação 03
Justificativa 04
Problematização 06
Objetivos 07
Questões Norteadoras 08
Referencial Teórico 09
Metodologia 14
Cronograma 15
Orçamento 16
Referências 17
IDENTIFICAÇÃO
1. Título do Projeto: Estudo do desenvolvimento das condições de vida das famílias inseridas no Programa Bolsa Família, no Centro de Referência da Assistência Social – CRAS Alvorada.
2. Pesquisadora Responsável: 3. Pesquisadora Auxiliar:
4. Instituição Executora: Faculdade Salesiana Dom Bosco.
5. Período de Execução: Julho de 2009 a Junho de 2010.
JUSTIFICATIVA
A Assistência Social é direito do cidadão, independente de contribuição prévia e deve ser provida pela contribuição de toda a sociedade. Ocupa-se de prover proteção à vida, reduzir danos, monitorar populações em risco e prevenir a incidência de agravos à vida em face das situações de vulnerabilidade (NORMA OPERACIONAL BÁSICA DO SISTEMA ÚNICO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL, 2005).
De acordo com o artigo primeiro da Lei Orgânica da Assistência Sociais-LOAS, Lei nº. 8.742, de 07 de dezembro de 1993,
a assistência social, direito do cidadão e dever do Estado, é política de Seguridade Social não contributiva, que prevê os mínimos sociais, realizado através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas (BRASIL, 1993).
A