Programa 5s
Surgiu no Japão, criado por Kaoru Ishikawa após a Segunda Guerra Mundial com o propósito de reestruturar o país, organizar as indústrias e otimizar a produção, visando melhoras na competitividade com o mercado mundial. Chegou ao Brasil em 1991 pela Fundação Cristiano Ottoni. Seus objetivos eram:
· Melhorar o ambiente de trabalho;
· Melhorar a produtividade;
· Evitar os acidentes;
· Manter o ambiente limpo;
· Bem estar físico e mental;
· Trabalho em equipe.
Deste modo, o 5S auxiliará na reorganização da empresa, facilitará a identificação de materiais, descarte de itens obsoletos e melhoria na qualidade de vida e ambiente de trabalho para os membros da equipe.
O que significa 5S?
5s é uma abreviação de cinco palavras japonesas, também chamadas de Os Cinco Sensos: Seiri, Seiton, Seisõ, Seiketsu e Shitsuke, que significam, respectivamente, Utilização, Ordenação, Limpeza, Saúde e Higiene e Autodisciplina.
Cada fase é ligada a outra, uma precedendo a outra.
1º S - Seiri (Utilização)
Separar o útil do inútil, eliminando o desnecessário: Um funcionário separa o que ele usará em seu trabalho do que não usará, podendo dividir a parte útil por ordem de frequência de uso e o desnecessário pode ser dividido em reforma e doações para outro setor, por exemplo.
· O que é usado sempre: colocar próximo ao local de trabalho;
· O que é usado quase sempre: colocar próximo ao local de trabalho;
· O que usado ocasionalmente: colocar um pouco afastado do local de trabalho;
· O que é usado raramente, mas necessário: colocar separado, em local determinado;
· O que for desnecessário: deve ser reformado, vendido ou eliminado, pois ocupa espaço necessário e atrapalha o trabalho.
Coisas desnecessárias se "multiplicam" rapidamente, demonstram desordem, insegurança e preguiça e ainda dificultam a limpeza. Mas quando o inútil é eliminado, o resultado é: Espaços desocupados; Ambiente mais agradável, confortável e fácil de limpar; Evita compras