Programa 5s
O termo 5S é derivado de cinco palavras japonesas, todas iniciadas com a letra S.
Na interpretação dos ideogramas que representam essas palavras, do japonês para o inglês, conseguiu-se encontrar palavras que iniciavam com a letra S e que tinham um significado aproximado do original em japonês.
Porém, o mesmo não ocorreu com a tradução para o português.
A melhor forma encontrada para expressar a abrangência e profundidade do significado desses ideogramas foi acrescentar o termo "Senso de" antes de cada palavra em português que mais se aproximava do significado original.
Assim, o termo original 5S ficou mantido, mesmo na língua portuguesa.
O 5S ou Programa 5S como também é conhecido, é um conjunto de cinco conceitos simples que, ao serem praticados, são capazes de modificar o seu humor, o seu ambiente de trabalho, a maneira de conduzir suas atividades rotineiras e as suas atitudes.
MUDANDO O COMPORTAMENTO COM O 5 “S”
Os cinco sensos, são por assim dizer a porta de entrada de um Programa de Qualidade Total.
Isso porque tem um grande efeito sobre a motivação para a qualidade, visto que seus resultados são rápidos e visíveis, mas a sua grande virtude é seu grande defeito, ou melhor, nós a tornamos seu maior defeito ao pensarmos que o Programa 5 ”S” se resume em melhorar a aparência do comportamento.
Sua prática contínua e insistente leva, inevitavelmente, a uma mudança interior que resultará ao final, em uma disposição mental para a prática de um programa onde os resultados são de médio ou longo prazo, como a Qualidade total. O 5 “S” é então um processo educativo que possibilita a mudança comportamental e cultural das pessoas na organização, com o objetivo de uma vida harmoniosa no trabalho.
O PROCESSO DE MUDANÇA
A técnica dos 5 “S” preconiza a eliminação dos problemas na origem, não nos efeitos.
O que se busca não é atenuar o efeito, porém eliminar a causa.
Não se trata de limpar